Chatbots

As empresas estão adicionando canais de mensagens para agilizar a resolução de problemas e garantir um suporte sempre ativo, por isso os bots não demoraram a se tornar um componente fundamental de qualquer estratégia de uso de mensagens. 

Eles proporcionam respostas instantâneas quando um agente está ocupado atendendo outros clientes ou a caminho da padaria da esquina, até mesmo quando seu suporte estiver offline.

como criar um chatbot no whatsapp

Com a solução de chatbot certa, as empresas podem implementar um bot no WhatsApp para resolver as perguntas frequentes, encaminhar os clientes ao departamento correto e conectar os clientes aos artigos da central de suporte. 

E com acesso aos dados do cliente, os chatbots podem dar respostas personalizadas, automatizar atividades de venda cruzada e upselling e ajudar os clientes a concluírem tarefas na própria conversa, como reservar um assento na janela no voo para o Rio de Janeiro ou fazer upgrade para um quarto de hotel com uma vista melhor da praia de Copacabana.

Mensagens interativas ‍ – Testes no WhatsApp revelaram que os chatbots que usam mensagens interativas conseguem taxas de resposta e conversões significativamente maiores em comparação com os que só usam texto. Aqui estão os dois principais tipos de mensagens interativas que o WhatsApp disponibiliza:

Mensagens de lista: as mensagens com listas apresentam aos clientes um menu com até 10 opções. Essa é uma maneira mais direta e consistente para os clientes fazerem uma seleção. Por exemplo: mensagens de lista incluem opções em um menu de perguntas frequentes ou horários de reserva disponíveis.